Rigor, clareza e imagem apelativa. Rigor nos conteúdos; clareza nos textos e na organização da informação; e uma preocupação na qualidade visual e informativa do grafismo, fotografias, ilustrações e mapas. A equipa da Naturterra tem experiência consolidada na elaboração de publicações com especial ênfase nos temas do ambiente, biodiversidade, turismo de natureza e cultural, incluindo a estruturação dos projectos, a concepção gráfica e a autoria dos conteúdos (textos, fotografias, ilustrações e mapas).

O âmbito central da acção da Naturterra é a divulgação do património natural, paisagístico e cultural de uma determinada área geográfica – um concelho, uma área protegida, uma região, um país. Para além do retrato desse território, desde a fauna e flora à história e património cultural, promovemos a sua visitação através de sugestões de percursos, sobretudo pedestres, mas também de bicicleta e de automóvel.

Aliada à produção de livros e guias, a nossa área de actividade estende-se ainda à concepção de exposições e ao levantamento e sinalização de percursos pedestres. Em qualquer das vertentes, a interpretação do património natural e cultural, e a educação e informação ambientais, estão sempre presentes na lógica de comunicação da Naturterra.

Produtos e serviços Naturterra:
+ Guia do Concelho de Almodôvar – Território da Antiga Escrita do Sudoeste (2011)
+ Guia do Parque Florestal de Monsanto (2011)
+ Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa (2009)
+ Concepção de uma exposição permanente sobre o Parque Florestal de Monsanto, no Espaço Monsanto (2011)
+ Concepção de um percurso botânico (e respectivo folheto interpretativo) no jardim do Instituto Espanhol de Lisboa (2010)
+ Realização de sessões de formação sobre a flora ibérica a professores do Instituto Espanhol de Lisboa (2010)

No dia 5 de Junho de 2009 foi lançado na FNAC do Chiado o Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa. A produção foi da Naturterra (coordenação editorial, co-autoria dos textos, fotografias, mapas, grafismo e paginação). Com 376 páginas, este guia propõe a descoberta de uma selecção de 51 parques e jardins, incluindo três jardins botânicos, acompanhados por mapas graficamente apelativos e fichas com informações úteis. Uma imensa colecção de cenários, ambiências, recantos e vistas para desfrutar. É também uma proposta para uma viagem botânica a todos os continentes sem sair da cidade. São mais de 120 espécies de plantas referidas nos textos e assinaladas nos mapas dos parques e jardins (incluindo árvores que são autênticos monumentos vivos), e com muitas curiosidades interessantes para revelar. A história também está presente, a enquadrar cada parque e jardim. Mais de 300 fotografias estão reunidas nesta obra, ilustrando perspectivas, pormenores e ambientes. É um livro inédito. Uma outra face de Lisboa espera por si. Venha descobri-la.